30/08/2016 | Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica será tema de palestra

Nesta quarta-feira, 24, às 19 horas, na sede da Associação Comercial do Pará, em Belém, haverá a palestra "Passos rápidos para a NFC-e". O encontro, voltado para empresários e contadores, vai reunir representantes da Secretaria da Fazenda (Sefa), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Sindicato das Empresas de Serviços de Contabilidade (Sescon) e Sindicato do Comercio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindilojas).

Para o coordenador estadual do projeto NFC-e no Pará, auditor fiscal de receitas estaduais José Guilherme Koury, a programação possibilitará à Sefa mostrar a evolução do projeto no estado e prestar esclarecimentos. "No Pará temos mais de 100 milhões de NFC-e emitidas e 16 mil empresas trabalhando com a emissão em 138 municípios. A partir de dezembro deste ano as grandes empresas passarão a emitir somente documentos eletrônicos. Além da economia de papel, as empresas terão mais facilidade para arquivar os documentos, e o consumidor para guardar suas notas fiscais".

Koury destaca que no Pará a implantação da NFC-e está sendo feita de forma integrada ao Programa Nota Fiscal Cidadã, de estímulo à cidadania fiscal. "Isso dá ao consumidor cadastrado na Nota Fiscal Cidadã a vantagem de ter, durante cinco anos, todas as NFC-e emitidas com CPF arquivadas no site do Programa. Com o calendário das obrigatoriedades concluído, praticamente todas as empresas devem passar a emitir NFC-e, menos os microempreendedores individuais", explica o o auditor de receitas, destacando que a NFC-e está em fase de consolidação e que há uma crescimento acentuado das emissões.

A NFC-e é um modelo de nota fiscal eletrônica usada nas operações de venda a varejo presencial e de entrega em domicílio ao consumidor final, substituindo a tecnologia dos emissores de cupom fiscal (ECF). Segundo o secretário da Fazenda, Nilo Rendeiro de Noronha, o projeto da NFC-e terá alto impacto na economia paraense e deverá reduzir significativamente os custos associados à conformidade fiscal das empresas do varejo.

23/08/2016 10:45h- Agência Pará