02/12/2014 | Fazenda Estadual apreende mil caixas de cerveja no sul do Pará

Fonte: O Liberal - POLÍCIA

Auditores de receitas estaduais da Secretaria da Fazenda (Sefa) apreenderam na última quinta-feira (27), na localidade Carne de Sol, na Rodovia BR-222, próximo ao município de Abel Figueiredo, mil caixas de cerveja, totalizando 12 mil latas. A mercadoria, sem documentário fiscal, estava escondida no meio de produtos hortifrutigranjeiros.

0 condutor do caminhão foi parado na fiscalização e apresentou apenas as notas fiscais referentes aos hortifrutigranjeiros, produtos isentos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Servicos (ICMS). Os fiscais desconfiaram da quantidade de mercadorlas e fizeram a conferência da carga, encontrando a bebida escondida.

A mercadoria saiu de Goiás com destino ao município de Senador José Porírio. 0 termo de Apreensão e Depósito tem valor total de R$ 29,2 mil, emitido ern nome do dono das mercadorias, identificado como pessoa fisica. A carga fol levada para o depósito na sede da Coordenacao de Mercadorias em Trânsito de Carajás, na Rodovia Transamazônica, em Marabá.

A Secretaria da Fazenda tem oito unidades de controle de mercadorias em trânsito: em Belém; Portos e Aeroportos; Base Candiru, em Óbidos; Carajás, em Marabá; Araguaia, em Conceição do Araguaia; Serra do Cachimbo, no município de Novo Progresso; Itinga, em Dom Elizeu, e Gurupi, no municipio de Cachoeira do Piriá, fronteira com Maranhão.

MARABÁ

Auditores de receitas estaduais da Sefa aprenderam ainda, no último dia 20, 200 caixas de cerveja em lata e de 20 grades de cerveja em garrafa. A mercadoria estava sem documento fiscal. A apreensão ocorreu na unidade fazendária localizada na cabeceira da ponte de entrada da cidade de Marabá.

Um caminhão de pequeno porte conduzia mercadorias cobertas por papelão e tentou passar pela barreira fiscal sem parar. 0 veículo da Sefa fez a captura da mercadoria. A carga de cerveja saia de Marabá com destino a Morada Nova, localidade próxima ao município de Nova Ipixuna.

A apreensão resultou na lavratura de um Termo de Apreensão e Depósito no valor total de R$ 11,1 mil, em nome do condutor do caminhão, pois o dono ao foi identificado. A carga continua retida a espera de pagamento.